Cooperativa Agrícola e Apícola das Beiras , CRL

A geleia real é um alimento produzido pelas jovens abelhas obreiras para alimentar a rainha. Tem um elevado conteúdo nutricional. É rica em proteínas, vitaminas, enzimas, minerais e aminoácidos livres. Estudos científicos, mostraram que a geleia real tem diversos benefícios para o nosso organismo: diurética, aumenta a resistência do organismo às infecções, enriquece a composição sanguínea, regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas e utiliza-se com sucesso em caso de arterioesclerose e insuficiência coronária. O uso de geleia real é também aconselhado em casos de fadiga, stress e depressão, pois permite uma recuperação das forças, um aumento do apetite, alegria e uma sensação de euforia. Tem ainda ação anti-inflamatória e antioxidante.

 

O própolis é um composto de resinas e bálsamos recolhidos de várias plantas, processado com vários fermentos e substâncias das abelhas. Os benefícios do própolis podem ser utіlіzаdos de formа efіcаz pаrа contrаrіаr e combаter os microorganismos e outrаs doençаs bаcterіаnаs. Devido à sua composição, o própolis, é um bom іmpulsіonаdor do sіstemа іmunitário, estimulando a produção de anticorpos. O própolis tem diversos benefícios, entre os quais: poderoso efeito antioxidante, trata e previne diversas infeções (ex.: urinárias, gripes, constipações, amigdalites, rinites, etc.), protege o organismo contra fungos e parasitas, tem função cicatrizante e regeneradora da pele.

 

O pólen é considerado um dos alimentos mais completos e nutritivos da natureza, pois contém quase todos os nutrientes necessários para os seres humanos. A maioria das proteínas existentes no pólen, são aminoácidos essenciais e aminoácidos promotores do crescimento. Estes aminoácidos, ajudam na fixação do cálcio, estimulam o apetite, facilitam a digestão, favorecem a renovação dos glóbulos vermelhos e formação da hemoglobina, contribuem para melhorar a elasticidade da pele, protegem a pele contra a radiação solar, facilitam o bom funcionamento do pâncreas, e favorece o fígado e o aparelho digestivo em geral. O seu consumo é recomendado em casos de anemia e fadiga intelectual, tem reconhecida eficácia na prevenção da hipertrofia da próstata. É ainda bom regulador intestinal.

 

O mel além de muito saboroso é um alimento, muito versátil que pode ser usado para fortalecer o sistema imunitário, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso o mel o considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, calmante e melhora a resistência do organismo a gripes e constipações. Além disso, o mel é o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde.

 

Características dos Méis

 

Mel Multifloral Beneficiando de diferentes florações, incluindo variedades de Urze, Rosmaninho, Eucalipto, Tojo, tília, Tomilho, Alecrim e castanheiro. Muito suave e delicado, o seu sabor tem a preferência do maior número de consumidores. Com reconhecidos benefícios para a saúde, robustece o sistema imunitário, atua como antitússico, antisséptico, antioxidante e mineralizante.

 

O Mel de Urze é característico das terras altas do sistema montanhoso central, é o mais original dos méis, com sabor forte e ligeiramente acidulado e consistência densa. Possui ação anti-inflamatória é o mais antioxidante dos méis. Previne o envelhecimento e as doenças degenerativas.

 

O Mel de Laranjeira tem um sabor mais suave e apresenta propriedades sedativas, sendo um ótimo calmante natural, ajudando a combater a insônia. Também ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado e a prevenir cãibras e distinções musculares.

 

O Mel de Rosmaninho é claro e seu sabor é bastante doce, devido a sua alta concentração de frutose, o que o torna recomendado em dietas isentas de açúcar e como um adoçante natural. Diversos estudos têm demonstrado propriedades anticancerígenas desse mel, além disso, ajuda a prevenir doenças degenerativas.

 

O Mel de Medronheiro possui ainda um alto teor antioxidante, é indicado para combater constipações, problemas respiratórios e de fígado, assim como para cicatrização de feridas ou como tonificante muscular, devido à sua riqueza em determinados minerais